Premiação confirma domínio de Nelsinho Piquet na 1ª vitória brasileira na Nascar

0
Postado 25 de junho de 2012 por bisponeto em Automobilismo
O relatório oficial da vitória inédita de Nelsinho Piquet ontem em Road America ratifica da impressão de domínio que o piloto havia deixado na pista: o carro n.º 30 acumulou quatro dos seis prêmios oficiais atribuídos pela Nascar.

Na Nationwide Series, a exemplo do que ocorre em outras divisões da principal competição automobilística dos EUA, são premiados após cada prova: o piloto de melhor desempenho, o pole position, o competidor que liderou mais voltas, o melhor estreante da corrida, o fabricante do melhor motor e o piloto que mais ganhou posições.

O Chevrolet Impala n.º 30 ganhou quatro dos cinco prêmios possíveis. Apesar de Piquet Jr nunca ter andado em Elkhart Lake antes e de ter feito apenas sua terceira largada na categoria, ele não é considerado na premiação dos estreantes, restrita aos competidores regulares da Nationwide que concorrem ao “rookie of the year” na divisão.

O brasileiro ganhou o prêmio pela pole, pelo maior número de voltas na liderança (19 das 50) e o “driver of the race award”, como melhor piloto da corrida. A Hendrick Engines, fornecedora dos propulsores para a equipe Turner Motorsports, venceu o prêmio dos preparadores de motores pelo trabalho feito no carro n.º 30.

O domínio de Piquet Jr também foi refletido na tabela de premiação em dinheiro. Ele somou US$ 55.393 na prova, além de uma motocicleta Harley Davidson oferecida pelo patrocinador do evento ao piloto vencedor. Nas sete etapa da Nascar Truck Series disputadas na atual temporada, ele tinha somado US$ 101.675.

A inédita vitória brasileira na Nascar ainda colocou Nelsinho em alguns grupos seletos na principal competição a motor dos Estados Unidos, conforme destacado pelo site oficial da categoria:

Piquet Jr. é o quinto estrangeiro a vencer na Nationwide Series e o terceiro piloto diferente a triunfar em três edições do evento. Antes dele, apenas 17 competidores em toda a história da Nascar haviam visitado o Victory Lane já na terceira corrida pela divisão -sendo o último Joey Logano em 2008.

É a segunda vez na temporada que o carro n.º 30 leva um piloto à sua primeira vitória na categoria. Antes de Nelsinho, James Buescher, que também é competidor regular da Truck Series pela equipe Turner, vencera em Daytona.

“Agora vamos brigar pelas vitórias na Truck Series, para chegar ao final da temporada na disputa pelo título”, afirmou o brasileiro. Seu próximo compromisso na categoria é nesta quinta-feira, no Kentucky. Após 7 das 22 etapas da temporada, Piquet Jr. ocupa a sexta posição no campeonato, 38 pontos atrás do líder.

1.º) 30 Nelson Piquet Jr., (Chevrolet – Qualcomm/Autotrac), 50 voltas;
2.º) 18 Michael McDowell, (Toyota – Pizza Ranch), 50 voltas;
3.º) 5 Ron Fellows, (Chevrolet – AER Manufacturing), 50 voltas;
4.º) 33 Max Papis, (Chevrolet – Menards/Rheem), 50 voltas;
5.º) 12 Sam Hornish Jr., (Dodge – Alliance Truck Parts), 50 voltas;
6.º) 22 Jacques Villeneuve, (Dodge – Discount Tire), 50 voltas;
7.º) 11 Brian Scott, (Toyota – Dollar General), 50 voltas;
8.º) 54 Kurt Busch, (Toyota – Monster Energy), 50 voltas;
9.º) 88 Cole Whitt , (Chevrolet – Voodoo Ride), 50 voltas;
10.º) 31 Justin Allgaier, (Chevrolet – Brandt), 50 voltas;
11.º) 6 Ricky Stenhouse Jr., (Ford – Ford EcoBoost), 50 voltas;
12.º) 7 Danica Patrick, (Chevrolet – GoDaddy.com), 50 voltas;
13.º) 44 Mike Bliss, (Toyota – Mark Smith Racing), 50 voltas;
14.º) 81 Jason Bowles, (Toyota – American Majority), 50 voltas; e
15.º) 2 Elliott Sadler, (Chevrolet – Charter), 50 voltas.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)