LFA, o superesportivo da Lexus
Com um “design” limpo, fluido e atlético, o LFA transpira estilo em cada uma de suas curvas e angulações. Seu visual inovador é imediatamente associado à Lexus pela presença das três principais características da filosofia de “design” da marca, L-finesse. Com raízes tanto na milenar cultura japonesa quanto na contemporânea, a L-finesse busca expressar racionalmente três elementos fundamentais: simplicidade incisiva, elegância intrigante e antecipação contínua.
Fabricado artesanalmente em Motomachi, no Japão, o LFA é um cupê superesportivo com tração traseira, equipado com motor V10 de 4.8 litros, que desenvolve 560 cv de potência a 8.700 rpm. Seu torque é de 48,9 kgfm a 7.800 rpm. O conjunto é completado por transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a Lexus, o LFA atinge a velocidade máxima de 325 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
O projeto do LFA começou no início dos anos 2000 e a máquina fez sua estréia mundial no Salão de Tóquio de 2009, depois de participar de testes como às 24 Horas de Nürburgring, famoso circuito alemão. O carro foi feito com exclusiva fibra de carbono, desenvolvida na Toyota, e assim a montadora japonesa chegou ao peso de apenas 1.580 kg. Ele é resultado de quase dez anos de trabalho.
De acordo com a empresa, o preço do cupê é sob consulta. Nos “site” da marca nos Estados Unidos, ele começa em US$ 375.000 (o equivalente a R$ 779,6 mil na cotação desta quarta-feira). O comprador do LFA será convidado a conhecer a fábrica de Motomashi e poderá acompanhar de perto a produção do modelo.