GP2: Razia vence de forma espetacular em Valência e fica na vice liderança

0
Postado 25 de junho de 2012 por bisponeto em
O brasileiro Luiz Razia foi o dono do espetáculo na prova final da GP2 em Valência, na manhã de domingo (24/6). Em apenas duas voltas, o piloto da Arden International pulou de quinto para primeiro e venceu de forma espetacular a corrida complementar, diminuindo para apenas um ponto a desvantagem em relação ao líder do campeonato, Davide Valsecchi.

Após uma corrida de recuperação no sábado, quando foi de 11º para o pódio com o terceiro lugar, Razia largou da quinta posição na prova curta deste domingo, que tinha 23 voltas. Após cair para oitavo e recuperar o quinto posto, o brasileiro foi bastante paciente, poupou pneus e jogou todas as suas fichas nas duas voltas finais, atacando um a um seus rivais.

Primeiro foi Giedo van der Garde, que deixou seu Caterham esparramar na segunda chicane. Em seguida, foi a vez de Max Chilton, por fora, em uma manobra bastante arriscada. Restando uma volta para o fim, havia dois concorrentes à frente: Fabio Leimer e James Calado. O brasileiro iniciou a volta final a 0s999 do líder, e, com a pressão de Leimer em Calado, não demorou muito para se aproximar. Foi quando, restando menos de meio circuito para a bandeirada, em uma manobra de mestre, Razia passou os dois por fora em uma das últimas chicanes, assumindo a liderança restando apenas uma reta e uma curva para o fim.

O resultado provocou uma explosão de alegria e lágrimas entre os membros da equipe Arden, que celebraram sua terceira vitória e a 11ª corrida nos pontos. E também um desabafo por conta do brasileiro. “Acho que este momento tem a ver com a minha dedicação. Nos últimos três anos vivi dificuldades que não preciso contar e, nesse ano, decidi tocar vida de outra maneira e tem funcionado. Ando trabalhando muito; eu não durmo só trabalho, e isso tem feito efeito. Agora é buscar melhorar mais”, comenta Razia, que descreve abaixo como foi a corrida e as voltas finais.

“Fiz uma largada boa, mas fui um pouco cauteloso na primeira volta, para não perder nenhuma posição, não me envolver em acidente e me achei em oitavo. Depois do Safety Car consegui passar dois carros, o que foi importante porque o “passo” deles estava muito ruim e economizei meu pneu até o fim e usei vantagem que eu tinha com essa desvantagem”, conta.

“Depois que passei o Fabio Onidi e o Nathanael Berthon, subindo para quinto, me concentrei em economizar meus pneus. E o pessoal da frente tava muito rápido; eu, economizando pneu. Nas dez voltas finais meu engenheiro disse: ‘Agora é hora de apertar’ e eu comecei a ganhar um segundo a cada volta e foi isso que pagou no final. Foi um bom presente. Foi sensacional. Eu nem acreditei, quando passei falei: ‘Caramba, já tô em primeiro e só faltam duas curvas’. Foi especial”, completa Razia, que nos últimos dois anos atuou como terceiro piloto das equipes Marussia e Caterham na Fórmula 1. O próximo encontro da GP2 acontece daqui duas semanas, nos dias 7 e 8 de julho, no tradicional circuito inglês de Silverstone.

Confira o resultado final em Valência:

1.º) Luiz Razia (BRA/Arden), 23 voltas em 46min07s255;
2.º) James Calado (ING/Lotus), a 1s179;
3.º) Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering), a 1s587;
4.º) Max Chilton (ING/Carlon), a 2s425;
5.º) Nathanael Berthon (FRA/Racing Engineering), a 2s957; e
6.º) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 4s969.

Classificação do campeonato:

1.º) Davide Valsecchi, 141 pontos; 2.º) Luiz Razia, 140; 3.º) James Calado, 95; 4.º) Max Chilton, 93; 5.º) Giedo van der Garde, 89; e em 6.º) Esteban Gutierrez, 87.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)