Criado espelho que elimina ponto cego

0
Postado 21 de junho de 2012 por bisponeto em
No Estado norte-americano da Pensilvânia, o professor de Matemática, Andrew Hicks, da Universidade Drexel da Filadélfia, registrou no mês passado, a patente de um espelho projetado por ele e que triplica o campo de visão de um motorista sem grandes distorções de imagem. A invenção poderia ser uma alternativa interessante aos caros sistemas para corrigir os pontos cegos e que são utilizados em veículos de luxo.

A partir de um logaritmo matemático usado por Hicks pela primeira vez em 2008, o espelho passa de 15°, angulação típica de espelhos planos, para 45°. Ele funciona como um globo espelhado de discoteca, porque a luz refletida a partir dele vai para diversas direções. Mas com ajuda da equação logarítmica e de um processo de planificação da imagem, ela torna-se quase precisa, sem distorções.

Hicks começou a trabalhar numa variação do espelho ainda quando cursava a pós-graduação, em 1996, na Universidade da Pensilvânia, onde aprimorou a capacidade dos robôs em jogar futebol por intermédio da implantação de um espelho. O trabalho de Hicks ganhou novos horizontes quando um amigo lhe pediu que instalasse um de seus espelhos na bicicleta dele. Entretanto, o trabalho árduo do matemático pode nunca chegar à indústria automobilística.

Isso porque, a legislação dos Estados Unidos exige que o espelho do lado do motorista seja plano. Andrew Hicks espera, porém, que sua invenção seja utilizada em outros mercados que não possuam regras semelhantes às vigentes em seu país. Tomara…..

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)