F12berlinetta, uma Ferrari veloz

0
Postado 7 de março de 2012 por bispoc em
Foi com a frase “a Ferrari mais veloz já construída” que a casa de Maranello apresentou a F12berlinetta, a substituta da 599 GTB Fiorano. Seu “design”, criado pelo Centro de Estilo da Ferrari em conjunto com a Pininfarina, segue a mesma receita adotada nos seus mais recentes modelos, como o Califórnia e o FF, misturando esportividade com linhas fluidas que, no conjunto geral, deixam o carro visualmente agressivo.

Como em qualquer modelo da marca italiana, o interior demonstra bom gosto, acabamento impecável e a maioria dos comandos voltada para o “piloto”. O modelo conta com uma solução criativa: um “display” digital que fica acima do porta-luvas, onde o passageiro pode acompanhar a velocidade, a rotação do motor e o número da marcha engatada no momento.

De acordo com a fabricante, a F12berlinetta teve sua distância entre-eixos encurtada em relação a 599 GTB Fiorano, o que contribuiu para fazer desse novo GT um carro com centro de gravidade mais baixo que o seu antecessor, além de deixar a traseira mais curta. O chassi do carro é totalmente novo e utiliza 12 diferentes tipos de ligas, que aumentaram a rigidez estrutural em 20%. O peso do novo superesportivo da Ferrari é de 1.525 kg – 70 kg a menos que o 599 GTB.

Sob a carroceriada F12berlineta está à grande aposta da Ferrari, o novo motor V12 de 6.262 cm³ que desenvolve exatos 740 cavalos de potência e despeja 70,36 kgfm sobre as rodas, 80% dele disponível a partir de 2.500 rpm. São 120 cv de potência e 8 quilos a mais de torque que a 599 Fiorano. Parece incrível, mas acredite. Ele faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e de 0 a 200 km/h em 8,5 segundos. Sua velocidade máxima é de 340 km/h. Informa a Ferrari que ele completou uma volta no circuito de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca.

Acoplado a esse motor está uma transmissão de dupla embreagem vinda dos bólidos da Fórmula-1, que de acordo com a Ferrari tem relações mais estreitas e que foi desenvolvido especificamente para aprimorar o desempenho da F12berlinetta. De acordo com dados técnicos da fabricante italiana, o seu consumo misto fica na casa de 6,6 km/l. A Ferrari F12berlinetta é uma das estrelas da marca italiana no Salão de Genebra, que ficará aberto ao público até o dia 18 deste mês.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)